visitinha

sábado, 17 de abril de 2010

qdo a luz se apaga...

Já era noite e eu ainda estava numa reunião de trabalho, quando houve uma grande tempestade. A chuva passou e logo fui embora. No caminho percebi os estragos deixados pelo temporal. Não havia luz nas ruas e nem nas casas. A cidade estava estranha, deserta, nem parecia a mesma. Então comecei a refletir sobre a importância da luz. Entendi que quando ela se apaga nas nossas vidas, assim como a cidade, também perdemos muitas coisas.

Tinha que passar em alguns lugares, mas o escuro me fez mudar de ideia e fui direto para casa. Ao abrir o portão, senti um pouco de receio e então percebi que quando a luz se apaga, a primeira coisa que perdemos é a coragem. Sentimos medo e deixamos de fazer aquilo que tínhamos planejado.

Ao abrir a porta da sala logo tropecei em pequenos objetos espalhados pelo chão. Então aprendi que quando a luz se apaga, perdemos a visão e, sem ela, tropeçamos em coisas que antes eram insignificantes e não representavam perigo algum. Cuidado! No escuro temos mais chances de cair.

Não havia velas em casa e sem luz não pude ler, ligar o televisor, ouvir música, nem usar o telefone, já que a minha linha depende de energia. Fiquei sem fazer nada por várias horas. Então aprendi que quando a luz se apaga perdemos tempo na vida.

Naquele escuro lá estava eu andando de um lado para o outro e pensando: Será que ninguém está fazendo nada para resolver essa situação? Cadê a concessionária de energia? Quando isso vai acabar? Então percebi que quando a luz se apaga perdemos também a paciência. Não conseguimos esperar e só questionamos: Por que isso aconteceu? Quando tudo vai mudar?

Então me lembrei que ainda tinha bateria no computador. Como também estava sem internet, comecei a procurar uns cd´s de arquivos. Mas não consegui encontrá-los mesmo sabendo que estavam dentro de casa. Quando a luz se apaga perdemos aquilo que temos de importante dentro de nós. E as maiores perdas não são as exteriores, mas sim aquelas que acontecem dentro de nós. Se perdermos o emprego ou até dinheiro certamente teremos outras chances. Mas, se perdermos a fé, a esperança, os sonhos, o caráter e tantos outros sentimentos importantes que habitam em nosso coração, os danos serão bem maiores.

Diante daquela interminável escuridão, tive algumas dúvidas: É melhor ter luz na rua, ou ter luz na casa? Então, senti rapidamente a resposta no meu coração. Se todas as casas estiverem com a luz acesa, certamente a rua será iluminada. Mas a luz do poste não é capaz de penetrar em todos os cômodos da casa.

Infelizmente, muitas pessoas brilham apenas por fora, mas são apagadas por dentro. Possuem uma falsa alegria e vivem de aparência. Mas se a Luz habita dentro de nós, mesmo que outros ainda não a vejam, chegará o tempo em que ela iluminará não apenas a nós, mas a todos aqueles que nos cercam.

Paz e sucesso !



Escrito por Juliano Matos às 14:06

Nenhum comentário: